Dica de Leitura #1

Minha dica de leitura desta vez vai ser: A arte de envelhecer, de Marco Tulio Cícero.

Marco Tulio Cícero nasceu em Arpino, próximo de Roma, em 106 a.C. e morreu assassinado pelo centurião Herênio a mando de seu inimigo político Marco Antônio. Político influente, jurista, orador, filósofo, sua obra – vasta e diversificada – é uma das mais importantes da literatura latina e influentes na cultura ocidental. Escreveu 10 tratados filósofos, entre os quais Re Publica, De Natura e De Legibus, quase 1.000 cartas, dezenas de orações, tratados de retórica e as célebres Catilinárias. Neste límpido texto sobre a velhice, Cícero desenvolve a tese de que a “arte de envelhecer” é encontrar o prazer que todas as idades proporcionam, pois todas têm as suas virtudes. Em A Amizade, temos o tratado definitivo sobre a fraternidade e as relações sociais.

#leia #leiamais #leitura #dicadeleitura

Dos tradicionais Blogs para Redes Sociais

Pessoalmente tenho sido um blogueiro a alguns bons anos e tenho resistido a trocar minha plataforma de expressão/escrita dos Blogs para as Redes Sociais, literalmente. Até hoje!

Essa teórica “resistência” para escrever diretamente em Redes Sociais não tem relação com a idade, medo ou não ser aberto a mudanças.

Tem relação com minha paixão por blogs, pela minha dedicação em ajudar a evoluir está plataforma e por ser um dos meus hobbies. Mas tem sido satisfatório o suficiente? Até mesmo um hobby precisa evoluir.

Então resolvi tirar um tempo para pensar nesta mudança, chegar a um consenso e decidir da melhor forma possível. Tive oportunidade de analisar diversos cenários e profissionais que fizeram essa transição muito bem.

Mas qual plataforma utilizar então? Linkedin, Facebook, Instagram. Cada uma tem sua rede de comunicação, algumas mais focadas em profissionais e outras no pessoal, imediativo. Pode existir posts diferentes por Rede Social, sim. O blog deve continuar? Sim, mas desta vez ele não vai ser a origem para tudo e sim um agregador de muitas origens.

A arquitetura da informação do blog muda, ele continuará com os posts anteriores, terá textos escritos direto nele, mas o foco é a apresentação pessoal e não mais unicamente posts. [como dito a dois parágrafos acima ]Além de não ser mais a única origem e sim um agregador de diversas fontes.

Como dizia George Bernand Shaw,
É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada.

Recomendação de leitura de post

Acho que todos temos dúvidas, de quem somos, para onde vamos, o que nos tornamos. Acordei assim hoje, feriado e tive a oportunidade de ficar em casa, já que trabalho em uma ótima empresa e com uma equipe fenomenal.

Eu nunca pensei em parar, tenho planos, sim, para minha aposentadoria, mas até estes planos darão trabalho. Pra mim trabalhar não é um problema, é algo tão natural que eu faço.

Nunca fui estático, se você reparar minha page now, estou fazendo um monte de coisas, e olha que tenho outra lista muito maior, organizada por horas semana, não mais: na segunda faço isso e aquilo, na terça aquele outro e mais este. Este modelo se foi. Acredito ter evoluído, ou desevoluido para o atual, onde para fazer isso eu preciso de 1hrs da minha semana. E se não der? paciência, o mundo não é um lugar perfeito e estático,eu não sou, meu filho então, nem pensar.

E por mais clichê que possa parecer, aprendi isso sendo pai. Você não tem mais seu tempo, você tem o tempo que eles te deixam ter. Se você diz que não, então talvez não esteja dando a atenção suficiente para seu filho. Mas a questão não é somente tempo, é qualidade.

Qualidade em tudo que fazemos, o que me lembra um post que acabei de ler no linkedin e que gerou esta recomendação de leitura: SEJA UM PATO, falando do porque você deveria escolher ser o pato(naquelas entrevistas de vagas) e de uma frase neste mesmo post: “Feito é melhor que perfeito”.  Lema da Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook. Essa frase/lema da Sheryl serve como  respostas as críticas de que ser um pato é: nadar, voar e caminhar, mas não fazer nenhum bem.

Hoje eu sou um pato, porque eu faço, faço as coisas acontecerem, mas não sei se tem sido o suficiente, se tenho avançado e quão bem estou indo, se é que estou indo para algum lugar.

Não negue que você as vezes, talvez raramente, para e pensa nisso também.

Resumindo todo este discurso acompanhado da recomendação para você ler o post, talvez certamente, hoje eu escolheria o pato.

 

 

Pensando em mudar para uma aplicação estática

Cuidar de um blog pessoal dá trabalho, engana-se quem diga que não. Existe um trabalho em atualizar a engine, manter suas costumizações, pagar a hospedagem, gerenciar todo conteúdo e muito mais está por trás dessa tarefa.

Além disso, você tem que pensar em custos e inovar sempre, você sabe que os mecanismos de busca e análise sempre inovam e você tem que estar junto. Pensando nisso tudo, comecei a pensar em conteúdo estático. Este tipo de alteração que mais parece uma desevoluir tem somente vantagens.

WordPress

AMO o WordPress. Muitos não gostam, mas o WordPress é uma ferramenta fantástica que resolve muitos problemas quando se trata de criar websites e qualquer outra que dependa de um CMS. É simples, tem uma comunidade gigante, com soluções para qualquer tipo de problema: basta fazer uma pergunta no Google e pronto, você encontra a resposta. Mesmo assim você precisa dar bastante atenção para suas atualizações, performance, configurações e tudo mais.

Mas ainda assim e preciso ficar um tempo pensando em performance, isso vai além dos plugins de cache que você queira usar.

Apesar do custo, sim ele tem um custo de hospedagem e consumo que o tráfego e o mysql vão gerar, além dos snapshots e backups.

Hugo

Andei analisando o Jekyll e o Hugo, que no seu site tem uma série de sugestões, a principal é focar na trasnformação dos seus posts.

O Hugo é um sistema gerador de arquivos estáticos desenvolvido com a linguagem Go. O setup é simples e em poucos minutos você já está com o Hugo na sua localhost. Com ele é possível:

Mas porque não Middleman? Embora eu tenha uma facilidade maior com Middleman por conhece-lo há mais tempo, o Hugo tem algumas facilidades interessantes, por exemplo:

  • Migração do seu conteudo de forma fácil;
  • A geração de estáticos é muito rápido
  • Gestão de permalinks
  • Suporta vários tipos de frontmatters: json, toml e yaml
  • A forma de templating usa Sections, Archetypes e Types
  • Boa oganização e gestão de Taxonomias
  • Suporta Syntax Hightlighting nativamente
  • Diversos extras

Então,

Apesar dessa propaganda gratuita toda para o Hugo ainda continuo com o WordPress, mas estou pensando nessa nova possibilidade e suas vantagens.

[video] Você também já passou por isso!

Acho que uma imagem, no caso um vídeo, vale mais que mil palavras. Você já deve ter passado por isso, ou vai passar, ou pior, faz isso? Tão simples, porque complicar?

Atualizado para um vídeo melhor.

Criado e editado via mobile.

Sobre 2018 e hibot.chat

Sobre 2018, acho que começa com tudo, 2017 foi um bom ano, mas eu não vinha evoluindo pessoalmente, então planejei e coloquei em prática dois projetos pessoais:  Minha próxima linha de estudos avançando em Data Science, Artificial Intelligence e Cloud e minha nova aplicação, hibot.chat.

Minha próxima linha de estudos, avançando em Data Science, Artificial Intelligence e Cloud

São áreas que eu consegui chegar ao nível mínimo para avançar e finalmente aprender e praticar o que penso ser o futuro, quem sabe contribuir com a criação dele.

Data Science é uma ciência que estuda as informações, seu processo de captura, transformação, geração e, posteriormente, análise de dados. É o estudo disciplinado dos dados e informações inerentes ao negócio e todas as visões que podem cercar um determinado assunto.

Artificial Intelligence  vem nos cercando a anos, uma paixão são os livros de Isaac Asimov  ou como tratado em 1956, John McCarthy, um professor universitário, criou o termo para descrever um mundo em que as máquinas poderiam “resolver os tipos de problemas que hoje são reservados para humanos.”

Tem relação com à capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos – de terem o poder de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir de forma racional e inteligente. Essas capacidades passam por várias áreas da ciência da computação como Machine Learning, Deep Learning, Processamento de Linguagem Natural e assim por diante.

Artificial Intelligence é um tema tão amplo que ficam para postagens futuras.

Cloud que venho a anos estudando tem um crescimento também exponencial e liberta empresas e profissionais do ciclo de fechamento, propiciando a evolução humana. Vejo até a possibilidade de uma mente coletiva originada da cloud.

O Google projeta que o futuro da nuvem será influenciado por um volume de transformações tecnológicas jamais vistas na história da indústria. A pressão pela inovação em produto tem puxado os provedores de TI a repensarem praticamente tudo na infraestrutura computacional.

Dessa forma, as capacidades criadas acelerarão a evolução da tecnologia de forma exponencial. Assim, o software será melhor, mais rápido e mais útil na tarefa de trazer retornos às empresas. A expectativa frente aos recursos computacionais será mais elevada com relação aos recursos de TI.

Além disso, as aplicações precisarão prever o que os usuários querem, logo, precisarão recursos de análise e machine learning. O cenário desencadeará uma postura de NoOps, que tende a acelerar a entrada de sistemas em produção em escala.

fonte externa não declarada.

Como tudo, será refletido em minhas postagens, mas nunca abandonando temas chaves e que hoje me vejo incluído como Gestão de liderança e metodologias e mobile.

 

Minha nova aplicação, hibot.chat

É mais que um sonho pessoal, é uma contribuição ao futuro, mesmo que tão simples comparado ao mercado. A criação de um projeto pessoal que dependia de conhecimento e muito trabalho. Se você me conhece, colocar a mão na massa nunca foi um problema, então resolvi dar o próximo passo.

Criei a hibot.chat, que hoje compreende menos de 500 palavras no idioma português, tem uma logica inicial implementada em machine learning que assimila de 4 em 4 dias novos conhecimentos. Já disponibilizado inclusive com possibilidade de interações.

hibot.chat é uma aplicação comercial, sendo disponibilizada no formato chatbot com capacidade de interação com atendimento humano dentro do nível necessário. Uma das ideias é quase zerar a necessidade de interação humana e liberando seu time para fazer o que realmente importa, diminuindo custos e atendendo corretamente os clientes. Tudo 24/7 e com comunicação de forma natural.

O projeto é evolutivo e longo, mas pretendo disponibilizar em inglês até 2019 todo conhecimento assimilado até lá.

Versões e evoluções serão informadas no site(hibot.chat), em redes sociais e blog(https://medium.com/hibotchat) da aplicação.

 

Todo esse novo conhecimento e projeto será compartilhado aqui também e me deixa muito feliz. Espero que gostem e compartilhem.

hibot.chat

medium.com/hibotchat

twitter.com/hibotchat

https://www.facebook.com/Hibotchat-1226255624185527/

O que te motiva a levantar da cama toda manhã de segunda-feira?

Você já pensou no que te motiva a levantar da cama toda manhã de segunda-feira? A mim escrever um pouco sobre o que tem me motivado a acordar todas as manhãs, principalmente as manhãs de segunda-feira já me motiva bastante.

Hoje não somente basta ter uma excelente formação, um bom emprego, bons colegas e parentes, conquistas pessoais e financeiras. Isso tudo já não seria um motivador? Eu diria que isso são resultados das nossas motivações.

Que fique claro, não sou um profissional em motivação ou tenho qualquer conhecimento sobre Motivação. Mas sei o que me cativa.

Esse sentimento é tão pessoal que só você pode saber realmente o que te ajuda a levantar e continuar, manhã após manhã. Porém, existem diversas formas de nos motivarmos, e é isso que quero explorar um pouco.

A palavra MOTIVAÇÃO deriva de “motivo”, que vem do Latim motivus, “o que impele, o que move”, de motus, particípio passado de movere, “impelir, colocar em movimento”. Temos daí que motivação é o seu motivo para a ação. E isso é algo interno, só seu.

Então o que me motiva a escrever este post? Escrever se tornou a forma de participar, de transmitir conhecimento, sentimentos, compartilhar.

O que me motiva a escrever em outros blogs estilo gourmet? Mostrar que sou mais do que trabalho? Sei mais do que aparento e sei coisas simples, como cozinhar.

O que mais desafia uma pessoa é a possibilidade de fazer a diferença, de participar ativamente e contribuir. E para me manter motivado eu gero novas atividades que me motivem a continuar. Pequenos desafios pessoais, que possam impactar outras pessoas. Cativar seria a melhor palavra.

O que buscamos como motivador de uma forma em geral:

1.   Aceitação: saber que as pessoas ao seu redor gostam de você e do seu trabalho.

2.   Curiosidade: ter sempre que pesquisar e buscar coisas diferentes para incorporar no seu trabalho.

3.   Domínio: ter certeza que o trabalho a ser desempenhado está dentro da sua alçada de conhecimento e ao mesmo tempo te leva a melhorar.

4.   Honra: saber que você consegue passar seus valores para a sua equipe e seu dia a dia na empresa.

5.   Liberdade: não depender de outras pessoas para realizar o seu trabalho.

6.   Objetivo: saber que seu trabalho está alinhado com seu objetivo de vida ou que você está trabalhando para um bem maior.

7.   Ordem: ter um mínimo de ordem e estrutura na empresa para que você possa desemepenhar o seu trabalho.

8.   Poder: saber que sua opinião será ouvida e levada em consideração na tomada de decisão.

9.   Relacionamento: ter um bom relacionamento social com seus colegas de trabalho.

10.  Status: saber que você tem um bom cargo na empresa e é reconhecido por isso.

Então seja transparente no que faz e nos seus objetivos. Isso é obrigatoriamente um lema. Não basta trabalhar, se errou, converse, aprenda. Aprender é o principal objetivo de ter passado por um erro.

Não esconda os sentimentos, insatisfação, frustração, felicidade, etc. Deve ser sim demonstrada, seja em um feedback ou em uma conversa mais casual.

Só não seja o chato que sempre está feliz demais ou chateado demais. Confesso que tenho meus momentos de reclamação também, afinal nem tudo esta sempre bem e você pode precisar transbordar este sentimento.

“O segredo da existência humana consiste não somente em viver, mas ainda encontrar o motivo para viver” (Dostoievski)

 

Reeditado em 22/08/2017 por Ederson Melo.

Meu Estilo de Comprar Mudou. Eu Compro Muito Mais Online

Meu Estilo de Comprar Mudou. Eu Compro Muito Mais Online. Sempre comprei uma coisa ali outra aqui, mas nos últimos dois anos eu migrei. Não totalmente, roupas e comida ainda compro em uma loja física quando vou ao shopping ou a um supermercado semanalmente.

Mas estive analisando o obvio, que você também já notou, lojas online oferecem ofertas, promoções que suas lojas físicas não podem oferecer. Lojas físicas possuem aluguel, impostos, funcionários, luz, água, impostos. Não que uma loja virtual também não tenha, mas estes custos são agrupados e menores.

Motivador: O tempo

Sobra também mais tempo para você passear, ir a um cinema, ou curtir um Netflix, veja só, nem para ir ao cinema daqui a pouco você precisa mais sair de casa.

Sobra mais tampo para realizar as minhas atividades físicas, ir a uma academia, caminhar, correr, jogar aquele futebolzinho.

Sobra mais tempo para passear com a família, jantar fora, assistir um filme, ajudar com as atividades escolares. E até para você assistir aquele futebolzinho na tv.

Veja que buscamos neste novo Mundo mais tempo. Mas o tempo continua correndo em 24 horas como sempre foi, nossas atividades e oportunidades de praticá-las que mudou, ela aumentou. Isso deixou a vida mais corrida e o tempo parece cada vez mais curto. Como organizador, sou obrigado a achar mais tempo, e para isso não basta somente metodologias como GTD, Scrum e outras. É preciso mudar alguns hábitos básicos e isso é muio mais difícil.

As tecnologias

As tecnologias e a oferta delas a largo para o público, que tem consumido mais aparelhos como Smartphone, cada vez de maior capacidade tem colaborado para esse levante.

Alguns e-commerce oferecem descontos simples, mas são descontos, para quem realizar a compra via Smartphone, um exemplo é o aliexpress.

A simplificação para finalizar uma compra, armazenar seus dados e cartão com segurança e garantia de cada marca facilita e muito estas compras.

O que dizer do NFC, aceito em muitas máquinas de cartão e agora o Android Pay chegando com força total. Vai ser cada vez mais simples pagar uma compra fisicamente. Você não vai precisar carregar uma carteira cheia de cartões.

E como ficam as pessoas que precisam trabalhar?

Essa já uma das mais acaloradas discussões quando falamos em Inteligência Artificial, e-commerce e Robótica Avançada: Como ficaram as pessoas que precisam trabalhar? Assisti uma palestra na empresa onde trabalho do Gil Giardeli, em que fica claro que haverá trabalho para todos, mas todos precisam se qualificar, todos nós!

Qualificação será algo fundamental, aprender a fazer parte do processo e não ser conduzido por ele.

Hoje infelizmente, quando você vai em uma loja, bate de cara com um profissional desmotivado, sem interesse, como se estivesse obrigado a estar ali. Bom, estes sim podem ainda não ter compreendido que fazem parte e são essenciais para o processo atual, mas que no futuro poderá ficar sem trabalho.

Enfim

Você pode ver todos os cenários, bons e ruins em séries como Black Mirror, filmes como Eu, Robo, O Homem Bicentenário, os substitutos e muitos outros. Estas discussões sempre aparecem discretamente no enredo. Mas vejo oportunidades a todos e principalmente a oportunidade de estar em continua melhoria. evolução.

Escrever Ajuda!? E Live Video Streaming?

Me faço muitas vezes está pergunta: Escrever Ajuda!? E Live Video Streaming? Posso responder que sim. Pra as duas questões. Sempre escrevi muito, em blogs, em cadernos ou moleskine. Ainda sou apegado ao papel sim, caso tenha pensado nisso. Acho importante escrever em papel, mesmo em pleno século 21. Já a questão se escrevo bem ou se realmente sei escrever é uma questão que não faço ideia.

Eis que este ano, 2017, surgiu em minha mente velha uma ideia, Live Video Streaming. Mas sempre entra a questão: Sobre o que falar? Por onde começar? Mas acredito que já estou no caminho. Comecei pelo Snapchat. E já estou formulando conteúdo e aprendendo a fazer vídeos, mesmo que não um ao vivo ainda.

Escrever e Ser Escrito

Todos deveríamos escrever, as empresas principalmente, usar o patrimônio intelectual a seu favor. Empresas como Caelum, Netflix que possuem blogs em que seus colaboradores apresentam para o mundo as suas ideias e visões. Sem a necessidade exclusiva de uma agência ou agenda.

Não muito distante temos conteúdos atualizados por clientes. Uma forma não muito nova, mas que pode fomentar o conteúdo da sua empresa sem a necessidade de uma equipe exclusiva.

Vídeos e Live Video Streaming

Mas não muito distante e muito já usado temos os vídeos. Uma forma mais fácil divulgar conteúdo. Você olha para sua câmera, geralmente um Smartphone e desenrola um assunto, geralmente bacana, alguns polêmicos e outros que, pessoalmente, me recuso a ver. Entre estes os casos que forçaram o Facebook a contratar moderadores para seus Live Video Streaming.

Live Video Streaming como os do Snapchat, Facebook e Periscope, em que você faz um streaming de vídeo em tempo real para os seus seguidores. Em sua maioria eles possuem tempo de permanência no ar após encerramento.

Bom, somente uma troca de ideia que possivelmente colocarei alguns conforme eu evolua aqui no blog.

 

 

Me segue que te sigo de volta. Minhas Redes Sociais

Muitas vezes devido a repriorizações pessoais, preciso deixar de postar. Mas minhas redes sociais nunca param.

Não vivo das postagens mas tenho muito a compartilhar. Meu objeto neste segundo semestre de 2017 é: Compartilhar mais. Inclusive vejo um futuro onde todos compartilharemos não somente experiências e nossa vida pessoal, mas nossas mentes.

Vamos começar organizando as redes sociais onde eu estou diariamente. Algumas são opiniões mais profissionais e outras pessoais. Então me segue lá:

facebook.com/ederson.melo

twitter.com/edersonmelo

instagram.com/ederson_melo

snapchat.com/edersonmelo

youtube.com/user/TheEdersonmelo

plus.google.com/+EdersonMelo

linkedin.com/in/edersonmelo/