Scrum Equipe de Manutenção de Sistemas

É possível sim que uma equipe de sustentação ou manutenção de software possa utilizar metodologias como o Scrum para auxiliar tanto na qualidade quanto na velocidade das suas entregas.
Vimos no post anterior Equipe ideal para Manutenção Sistemas com Scrum, uma visão geral e do que é uma equipe de sustentação ou manutenção de software, e com essa visão já podemos entender onde e como entraria o Scrum.

1. Daily Scrum
Diariamente é possível conversar com o Scrum Team a respeito de quais incidentes foram resolvidos, quais estão sendo trabalhados e se há algum impedimento. Obtendo uma visão melhor da operação de sustentação.

2. Release Plan
Esta é uma das práticas principais e mais fáceis de se adaptar ao utilizar Scrum em Manutenção de Sistemas. Planeje todos os incidentes que foram abertos em um determinado período e que farão parte do documento de Gestão de Mudança que será aprovado para publicação em ambiente produtivo, isto é, basta listar quais são os incidentes que compõe cada pacote que está indo para produção.

3. Kanban
Embora em operações de Sustentação seja muito comum de se utilizar sistemas de Bug Tracking, a adoção de Kanban pode detalhar quais são os incidentes que estão sendo trabalhados e quais já foram corrigidos. Isso poderá ajudar a gerenciar a expectativa dos usuários e também controlar adequadamente o que está sendo realizado e por quem. Ajuda e muito a medir a velocidade da equipe.

4. Sprint Review e Retrospectiva
Ao final de cada iteração, poderemos avaliar como foi a entrega do produto e vislumbrar novos desenvolvimentos para acabar com os principais ofensores da operação. No sprint Review da sustentação o objetivo é verificar a qualidade do produto. Podemos também avaliar a performance do SLA e ainda a avaliação do processo de gestão de mudanças que pode envolver outras áreas.

5.DoD – Definition of Done
É importante lembrar da aplicação adequada da DoD – Definition of Done que garanta a entrega do produto dentro dos padrões estabelecidos no SLA.

Com estas 5 definições adaptadas do Scrum, mas ainda sendo Scrum, podemos melhorar as entregas, satisfazer o cliente, melhorar o SLA, deixar a equipe mais alegre e colaborativa, entre muitas outras vantagens.

Pai do Pedro, Marido e Workaholic com vida social. Mais em https://www.edersonmelo.com/quem-sou/

Deixe uma resposta

Site Footer

Sliding Sidebar

About Me

About Me

MBA, SAP, Microsoft, Salesforce, WordPress, Liderança, Gestão 3.0, Gestão de Pessoas, Carreiras, Coaching, Agile Coach, Inovação, Transformação Digital, Futuro dos Negócios, Influência Digital Conteúdo e Estratégia, AI, Data Science, Big Data e Futurismo