Diariamente é feita uma reunião para discussão sobre o Sprint em questão com o objetivo disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho a ser realizado neste dia.

Os Daily Scrums normalmente são realizadas no mesmo lugar, na mesma hora do dia. Idealmente são realizados na parte da manhã, para ajudar a estabelecer as prioridades do novo dia de trabalho.

Todos os membros da equipe devem participar do Daily Scrum. Outras pessoas também podem estar presentes, mas só poderão escutar. Isso torna os Daily Scrums uma excelente forma para uma equipe disseminar informações sobre o estado do projeto. E não pode ocorrer em uma Daily Scrum:

  • Ser usado como uma reunião para resolução de problemas;
  • Questões levantadas devem ser levadas fora da Daily;
  • Não podem ocorrer longas discussões;

Durante o Daily Scrum, cada membro da equipe deve estar hapto para responder cada uma destas três perguntas:

  • O que você fez ontem?
  • O que você fará hoje?
  • Há algum impedimento no seu caminho?

Daily-Scrum-edersonmelo

Focados no que cada pessoa fez ontem e no que ela irá fazer hoje, assim, a equipe ganha uma excelente compreensão sobre que trabalho foi e ainda precisa ser feito. O Daily Scrum não é uma reunião de status report na qual um chefe fica coletando informações sobre quem está atrasado. É uma reunião na qual membros da equipe assumem compromissos perante os demais.

Os impedimentos identificados no Daily Scrum devem ser tratados pelo Scrum Master o mais rapidamente possível. Papel este que deve ser definido e respeitado pelos demais menbros.

E continuamos com o próximo post, Scrum Master.

Pai do Pedro, Marido e Workaholic com vida social. Mais em https://www.edersonmelo.com/quem-sou/