Scrum – Conto clássico, A Roupa Nova do Imperador

Um “tolo sábio” é uma pessoa que faz perguntas desconfortáveis ou levanta verdades desconfortáveis. Nem sempre é fácil ter esse tipo de pessoa por perto, já que eles podem ser considerados encrenqueiros ou alguém que não faz parte da equipe, mas precisam ser cultivados e usados.

Talvez o melhor exemplo seja um que todos já conhecemos — do conto clássico de Hans Christian Andersen, A Roupa Nova do Imperador.

Conforme você deve se lembrar, havia um imperador que tanto adorava roupas finas, que tinha um casaco diferente para cada hora do dia. Se você quisesse saber onde eles estavam, o primeiro lugar que deveria procurar era no quarto de roupas. Um dia, alguns caloteiros foram até o imperador e juraram que tinham um tecido secreto que era tão fino que aqueles que não eram dignos não conseguiriam enxergá-lo.

Eles exigiram uma seda finíssima, mas apenas fingiam tecê-la e na verdade, “teciam” apenas o ar, e o material foi para as suas bolsas. Um dia, o imperador veio para verificar o progresso do trabalho deles e não viu nada. Lembrando-se de que o tecido só era visível para aqueles que fossem dignos, ele elogiou o tecido como o mais lindo que ele jamais vira. Ele pediu a opinião de seus conselheiros, mas todos também juraram que se tratava do material mais maravilhoso de todos.

No dia da entrega, os caloteiros vestiram, cuidadosamente, o imperador com absolutamente nada, e ele recebeu elogios exagerados de toda a corte. Então, o imperador decidiu desfilar pela cidade para exibir para o povo aquele tecido miraculoso.

Você se lembra como o conto termina: ninguém disse nada sobre a nudez do imperador, pois ninguém queria ser considerado indigno.

Assim, a procissão real continuou pelas ruas até que uma criança gritou: “mas ele não está vestindo nada!”. A princípio, o pai da criança mandou que ela ficasse quieta, mas, então, começando com um sussurro que foi aumentando até um grito, e as pessoas começaram a gritar: “ele está pelado!”. O imperador, mesmo temendo que eles estivessem certos, continuou a procissão. E sua corte o seguiu, segurando uma cauda que não existia.

O tolo sábio foi aquela criança — a pessoa que consegue ver que a verdade aceita é simplesmente uma ilusão consensual, e que o imperador realmente estava sem roupas.

Então, se você tem um tolo sábio ou dois, trate-os com carinho.

Essa é a ideia , que com o Scrum tudo seja transparente — a produtividade da equipe, a qualidade do trabalho, o nível de satisfação do cliente.

Bom, não lembro onde li, sei que é muito bacana e deveria ser compartilhado.

Pai do Pedro, Marido e Workaholic com vida social. Mais em https://www.edersonmelo.com/quem-sou/

Deixe uma resposta

Site Footer

Sliding Sidebar

About Me

About Me

MBA, SAP, Microsoft, Salesforce, WordPress, Liderança, Gestão 3.0, Gestão de Pessoas, Carreiras, Coaching, Agile Coach, Inovação, Transformação Digital, Futuro dos Negócios, Influência Digital Conteúdo e Estratégia, AI, Data Science, Big Data e Futurismo