Reflexão sobre convites em Redes Sociais x Redes Networking

Redes Sociais x Redes Networking

Analisando especificamente contatos e solicitações de amigos em redes de relacionamento, devemos separar todos os convites recebidos em dois tipos de redes: Redes de Network e Redes Sociais.

Quantidade + conhecimento = Rede Segura

Em Redes Sociais onde sua vida pessoal é exposta, além dos habituais procedimentos para se proteger, você não deve aceitar qualquer conexão, ainda mais de desconhecidos. Eu as vezes ainda penso em aceitar alguns que eu acredito conhecer.

Então a regra é não adicionar todas as pessoas.

Quantidade + Qualidade = Networking Eficaz

Em Redes de Network como LinkedIn, a recomendação e adicionar pessoas que gerem valor a nossa rede. A ideia claro, é demonstrar o valor que você tem.

Mas seja sincero, é justo?

Eu tenho a impressão que estamos errados, ou pior, que estejamos sendo preconceituosos. Estamos criando castas enquanto devereiamos olhar para o mundo e as possibilidades que uma nova conexão vista sem preconceitos pode gerar.

Porque alguem é bem qualificado ou de uma área totalmente oposta, não quer dizer que não possam interagir, trocar contatos, experiências, clientes, com pessoas opostas a este perfil.

Veja o Mundo com outros olhos, mas saiba se cuidar

Não via o mundo de preconceito ou pré-conceito que ajudamos a alimentar, direta ou indiretamente.

Já passei pela experiência de não ser aceito em conexões do LinkedIn, porque? Porque não gerava valor a essa pessoa.

Parando para pensar, parece que estamos entrando no universo de Black Mirror, mais especificamente no episódio 8 da 1° temporada – Nosedive. Onde a Lacie vive para aumentar sua rede e deve agradar a todos. Porque caso não consiga, será expulsa da sociedade.

Estamos chegando a este ponto? Acredito que não.

Mas é uma boa reflexão, não!?

Criado e editado via mobile.

Deixe uma resposta