QRCode, pagamentos e além

Há 10 anos atrás eu conversava sobre o uso de QRCode(abreviado de Quick Response Code ) para pessoas de um grupo de jornais onde trabalhei. Chegaram a colocar o qrcode na capa de uma edição, para ter uma fé do que poderia acontecer. Obviamente a ideia era genial, porém, talvez, na época errada.

Hoje o qrcode, tecnologia simples e que é muito difundida na China, tanto para pedir comida quanto para pagamentos. Se você também usa o WeChat ou viajou para China ultimamente saberá mais do que eu.

A Yellow que é uma startup para aluguel de bicicletas e emplodiu em São Paulo usa está tecnologia de qrcode e pelo que tenho acompanhado, com sucesso.

A Yellow e outros casos Brasileiros provam que o qrcode veio para ficar, prova disso que desde maio o banco central tem falado no uso do qrcode para pagamentos e formas de licenciar e trabalhar com essa tecnologia. Comprovando a tendência já em uso em outras partes do Mundo.

O uso em lojas para mostrar mais detalhes dos produtos tem se expandido bastante. Então o qrcode é uma tecnologia muito simples e barata. Como vamos trabalhar ela no backend é que será um diferencial.

Para saber mais sobre QRCode, recomendo o link: https://en.m.wikipedia.org/wiki/QR_code

E você, usa, já usou quer usar? Compartilhe suas experiências e conhecimento.

Deixe uma resposta