Pomodoro – É a Metodologia Mais Popular de Produtividade

Estudando como sempre, técnicas de produtividade, encontrei na lifehacker uma pesquisa sobre as técnicas mais populares de produtividade. E para minha surpresa, ou não, a campeã foi a metodologia pomodoro.

A votação foi apertada durante todo fim de semana, principalmente para os três primeiros lugares, mas a Técnica Pomodoro saiu por cima com 37% dos votos, com Getting Things Done (GTD) logo atrás em segundo lugar com 28%. Em terceiro lugar ficou a técnica híbrida ou personalizada de produtividade, aquele que você referencia elementos de outras metodologias combinando ou que você tinha construído para atender seu fluxo de trabalho. Em quarto lugar foi de Seinfeld’s Productivity Secret, também conhecido como “não quebrar a corrente”, com 11% dos votos.

The Pomodoro Technique  36.96%  (751 votes)

Getting Things Done  28.35%  (576 votes)

Seinfeld’s Productivity Secret/Don’t Break the Chain  11.37%  (231 votes)

The Action Method  1.82%  (37 votes)

A Hybrid or Personal Method  22%  (437 votes)

 

Para quem não conhece o Seinfeld’s Productivity Secret, além de ser o método preferido produtividade da Adam Dachis , o método “Não quebre a corrente” é simples de implementar e aproveita nossa própria natureza humana para nos manter trabalhando nas coisas que são importantes para nós e para alcançar nossas metas.

tecnica-pomodoro-passo-a-passo-edersonmelo

A ideia é simples: escolha algo que você quer começar a fazer, faça-o, e depois passe o mesmo tempo cada dia subsequente fazendo aquela coisa.

Todos os dias você fazer a coisa que você quer fazer, e marque em um calendário. Com o tempo, essa série de marcas no calendário servirá como sua própria motivação, incentivando você a continuar, e continuar fazendo aquela coisa todos os dias. Em essência, não quebrar a cadeia. Tudo que você realmente precisa para começar é um calendário de algum tipo e um marcador.

Enquanto você trabalha, você será capaz de ver facilmente como você está fazendo, porque você pode olhar para o calendário e, como Adam observa em seu post sobre a técnica, você pode facilmente planejar para os dias em que ficar doente, férias e ainda manter o ritmo. Não há livros para ler, não há software para instalar, só você, um calendário, e pequenas marcas vermelhas para mantê-lo motivado melhor do que qualquer alerta de e-mail ou tic tac dispositivo móvel.

Acho bem complicado, mas cada um com o que prefere, né!

Pai do Pedro, Marido e Workaholic com vida social. Mais em https://www.edersonmelo.com/quem-sou/

Deixe uma resposta

Site Footer

Sliding Sidebar

About Me

About Me

MBA, SAP, Microsoft, Salesforce, WordPress, Liderança, Gestão 3.0, Gestão de Pessoas, Carreiras, Coaching, Agile Coach, Inovação, Transformação Digital, Futuro dos Negócios, Influência Digital Conteúdo e Estratégia, AI, Data Science, Big Data e Futurismo