Cuidar de um blog pessoal dá trabalho, engana-se quem diga que não. Existe um trabalho em atualizar a engine, manter suas costumizações, pagar a hospedagem, gerenciar todo conteúdo e muito mais está por trás dessa tarefa.
Além disso, você tem que pensar em custos e inovar sempre, você sabe que os mecanismos de busca e análise sempre inovam e você tem que estar junto. Pensando nisso tudo, comecei a pensar em conteúdo estático. Este tipo de alteração que mais parece uma desevoluir tem somente vantagens.
WordPress
AMO o WordPress. Muitos não gostam, mas o WordPress é uma ferramenta fantástica que resolve muitos problemas quando se trata de criar websites e qualquer outra que dependa de um CMS. É simples, tem uma comunidade gigante, com soluções para qualquer tipo de problema: basta fazer uma pergunta no Google e pronto, você encontra a resposta. Mesmo assim você precisa dar bastante atenção para suas atualizações, performance, configurações e tudo mais.
Mas ainda assim e preciso ficar um tempo pensando em performance, isso vai além dos plugins de cache que você queira usar.
Apesar do custo, sim ele tem um custo de hospedagem e consumo que o tráfego e o mysql vão gerar, além dos snapshots e backups.
Hugo
Andei analisando o Jekyll e o Hugo, que no seu site tem uma série de sugestões, a principal é focar na trasnformação dos seus posts.
O Hugo é um sistema gerador de arquivos estáticos desenvolvido com a linguagem Go. O setup é simples e em poucos minutos você já está com o Hugo na sua localhost. Com ele é possível:
Mas porque não Middleman? Embora eu tenha uma facilidade maior com Middleman por conhece-lo há mais tempo, o Hugo tem algumas facilidades interessantes, por exemplo:
- Migração do seu conteudo de forma fácil;
- A geração de estáticos é muito rápido
- Gestão de permalinks
- Suporta vários tipos de frontmatters: json, toml e yaml
- A forma de templating usa Sections, Archetypes e Types
- Boa oganização e gestão de Taxonomias
- Suporta Syntax Hightlighting nativamente
- Diversos extras
Então,
Apesar dessa propaganda gratuita toda para o Hugo ainda continuo com o WordPress, mas estou pensando nessa nova possibilidade e suas vantagens.