Lendo e estudando sobre Big Data, obrigatoriamente você acaba entendendo que o termo não fala exclusivamente de grandes dados, então, devemos compreender novas características que complementam o nome, eis que entram os Vs do Big Data. Comumente encontrado como os 3 ou 5 Vs do Big Data, essas características definem melhor a compreensão do todo, formando a base teórica.

A grande mudança na compreensão está no valor que se consegue obter a partir do volume, variedade e velocidade de dados, ou seja, uma mudança qualitativa. Mas gosto muito da adoção por alguns, senão a maioria, do uso dos 5 Vs, em que são acrescentados os atributos valor e veracidade dos dados.

Então quais são de forma descritiva simples o que significa esses 5 Vs do Big Data?

Volume: Grandes dados em primeiro lugar, e o tamanho neste caso é medido como volume.

Velocidade: A velocidade rapidamente crescente em que os novos dados estão sendo criados por avanços tecnológicos e a necessidade correspondente de que esses dados sejam digeridos e analisados quase sempre em real-time.

 

Variedade: Com o aumento do volume e da velocidade vem a variedade crescente. Este terceiro “V” descreve exatamente o que você pensaria: a enorme diversidade de tipos de dados que podem ser interpretado de maneira diferente por diferentes frentes.

Variabilidade: A forma como os dados são capturados podem variar de tempos em tempos ou de lugar para lugar.  Essa variabilidade significa que os dados só podem ser interpretados de forma significativa quando interpretado, ou seja, quando você tem a compreensão do que precisa(opinião pessoal).

Valor: Não menos importante, os grandes dados devem ter valor. Investir na infra-estrutura necessária para coletar e interpretar dados em grande escala, garantindo que os insights que são gerados sejam baseados em dados precisos e levem a melhorias mensuráveis.

Sei que o conteúdo é facilmente encontrado, mas faz parte do meu ganho de conhecimento compartilhar o que de mais simples possa auxiliar o leitor. Este tema passa ater seu conteúdo acrescido conforme novos conhecimentos e entendimentos se formarem. Então não se surpreenda se ele aparecer aparentemente repetido.

 

Pai do Pedro, Marido e Workaholic com vida social. Mais em https://www.edersonmelo.com/quem-sou/