Felizmente consegui instalar e alinhar o Evernote, Dropbox e o Google Drive, isso tornou minha organização pessoal muito melhor. Para alinhar agora o trabalho, que está basicamente no Trello, vou precisar aprender um pouco mais sobre ele.
O Trello é um serviço online que permite que você gerencie projetos e tarefas online. Através de colunas personalizáveis, você poderá acrescentar novas atividades e arquivos, inserir tags para facilitar sua localização posteriormente e delegar tarefas para pessoas.
Gosto da ideia de ter múltiplas possibilidades, mas vamos aceitar que é bastante trabalhoso manter várias senhas e acessos a ferramentas para no fim, ficarmos só com uma. Más faz parte de um processo natural de escolha, pelo menos meu processo funciona assim.
O Trello é baseado no conceito de quadros, que são coleções de várias listas (lists), um quadro pode significar um projeto inteiro, com listas para cada estágio, ou então um ponto de vista do projeto, com listas que terão apenas os cartões que interessem para aquela perspectiva, isso vai depender do objetivo do quadro, que tipo de informação será necessária para quem for usá-lo. E principalmente, da metodologia que você decidir usar.
As listas por sua vez são coleções de cartões, agrupando cartões que tem uma certa relação entre si, como a de serem tarefas no mesmo estágio de desenvolvimento (lista de tarefas em andamento, lista de tarefas terminadas), no geral, as listas são ordenadas da esquerda para a direita denotando o progresso do processo.
Os cartões são a unidade básica dos quadros, podem ser a descrição de um problema, algo a ser feito, etc. A troca de um cartão de uma lista para outra é feita para simbolizar o progresso daquele cartão.
Membros podem se adicionar a cartões, iniciar discussões sobre ele, adicionar checklists para aquele cartão (checklists que pode, se notado que necessário, serem convertidas em vários cartões), adicionar datas de previsão para o término, labels com cores indicativas e outras coisas.
Ele parece ser bom e muito com os quadros utilizados no Scrum. Mas vamos aprender mais para poder falar sobre isso.