Organização com Google Drive e Dropbox

Tenho usado muito e cada vez mais aplicações nas nuvens. Não só pelo simples fato de praticidade, mas também de economia e portabilidade. Encontrar fornecedores confiáveis não é fácil, surgem muitos serviços e em sua maioria gratuitos até certo ponto, mas marcas como Dropbox tem muita confiabilidade no mercado, devido a sua estabilidade financeira e tempo de mercado.

Além de utilizar o Dropbox a anos, venho colocando informações estratégicas pessoais como meu tcc(época de faculdade) e agora meu trabalho da pós graduação, algumas fotos que eu possa a vir acessar e mais algumas coisas que venho re-organizando.

Além disso acho uma ótima opção para compartilhar algum conteúdo como um livro comprado com um colega, que quer dar uma olhada para decidir se também compra ou não.

Utilizo também o Google Drive, que é hoje meu Cloud Drive principal, devido a sua integração com e-mail, calendar, e principalmente o backup automático de fotos do meu Smartphone.

dropbox-edersonmelo

O Google Drive é considerada a ferramenta de colaboração final. Até 50 usuários podem colaborar em documentos como planilhas de empresas ou propostas e revisar esses arquivos simultaneamente. Google Drive também permite aos usuários criar documentos utilizando uma folha em branco ou escolhendo uma das centenas de modelos. Estes documentos podem ser exportados para uma variedade de formatos, incluindo Microsoft Word.

Minha estrutura organizacional é composta principalmente(mas não únicos) pelo Google Drive e pelo Dropbox, onde o Dropbox serve mais para compartilhar alguma pasta ou arquivo.

Existem muitas dicas de como estruturar e utilizar um Cloud Drive, eu particularmente não uso muito tags, mas uso bastante a estrutura por pastas organizadas por assunto como:

  • livros;
  • documentos;
  • fotosFamilia;

Mas concordo que o uso de tags torna a busca e reconhecimento bem mais rápida e é uma excelente forma de organização.

Além disso o Dropbox adiciona hoje, 500mb a cada convidado seu que aceita assinar e mais alguns gigas quando você utiliza o mail Dropbox . Então existem algumas vantagens em uso e compartilhamento.

O uso empresarial já é um pouco mais complexo, porque é preciso:

  • Monitorar o uso do Dropbox
  • Considerar a segurança do serviço em nuvem
  • Tratar o Dropbox como um depósito de informação pública
  • Estar atento à ética dos funcionários

E pessoalmente também devemos ter alguns cuidados:

  • Não colocar informações vitais como documentos de identificação;
  • Fotos Intimas;

Bom, o objetivo do post não é orientar, mas demonstrar como eu venho usando e como preciso melhor organizar estas áreas. Mas caso sirva de orientação para você eu fico feliz 😀

Deixe uma resposta