FlowTime um Método para otimizar o foco

Quando utilizamos um método como Pomodo ou Chunking  o tempo pode acabar quando você ainda estava com foco produtivo na tarefa, naquele momento em que você sabe que não precisaria parar, você está com alto nível de concentração, atenção e foco.

Então é preciso de uma maior flexibilidade no período de produtividade em que se aproveite o custo/benefício do tempo, energia e concentração ao máximo.  Eis que entra a técnica de Flowtime, que é orientada ao foco e resolve esse problema.

Flowtime é o período de alto foco para produzir algo no estado de flow, o momento de produtividade máxima em que se utiliza a maior capacidade de energia física e mental que temos e da tarefa em si que estamos realizando.

Um flowtime tem duração de 10 a 90 minutos, e pode ser estendido de acordo com seu foco. Quando o período previsto
acabar e você ainda estiver com o foco em um nível alto e produtivo, deve-se continuar produzindo. Então deixe o cronometro por mais tempo e siga seu estado de produtividade.

Além da disponibilidade de tempo, você também deve levar em consideração o contexto de suas tarefas e o seu nível de energia.

Mas se o contrário ocorrer e você estiver com um foco improdutivo, pare e faça uma pausa por um tempo proporcional ao período produzido. A pausa pode ter a duração proporcional de 10% a 50% do tempo total do flowtime; dependerá do tempo necessário para restabelecer o foco.

Como começar?

  • Busque sempre manter seu estado de flow.
  • Ao tocar o alarme, ele lhe lembrará do momento de refletir: se é melhor continuar ou parar.
  • Caso seu foco esteja em um nível médio ou baixo, pare com o flowtime e faça uma pausa.
  • Quanto menor o foco, maior a pausa que você precisará fazer. A pausa serve para restabelecer seu foco.
  • Evite ao máximo qualquer tipo de interrupção ou distração. Desligue a internet do celular e deixe-o no silencioso, desligue a televisão, e não fique conversando com seu colega.
  • Adapte seu ambiente produtivo para ter mais foco.
  • Quando estiver cansado, faça flowtimes curtos, é obvio que sem energia, sem produtividade ou qualidade.
  • Para medir seu foco, você pode utilizar uma escala de 0 a 10. O foco estará em um nível alto caso esteja entre 7 a 10, médio entre 4 e 6, e baixo entre 0 e 3.

As técnicas ou metodologias(chame como preferir) PomodoChunking e Flowtime são complementares e se adaptam a sua necessidade, basta escolher e começar.

Pai do Pedro, Marido e Workaholic com vida social. Mais em https://www.edersonmelo.com/quem-sou/

Deixe uma resposta

Site Footer

Sliding Sidebar

About Me

About Me

MBA, SAP, Microsoft, Salesforce, WordPress, Liderança, Gestão 3.0, Gestão de Pessoas, Carreiras, Coaching, Agile Coach, Inovação, Transformação Digital, Futuro dos Negócios, Influência Digital Conteúdo e Estratégia, AI, Data Science, Big Data e Futurismo