A Liderança Integradora

O líder é a imagem viva da empresa frente à sua equipe, e também a imagem viva de sua equipe frente à organização. Cabe-lhe contribuir para a integração dos dois elementos que representa, veiculando informações em ambos os sentidos, atuando politicamente junto à estrutura hierárquica da empresa representando os interesses de sua equipe e influenciando com habilidade a equipe para atender às demandas da organização.

O princípio básico da liderança integradora é que todo indivíduo, independente de sua posição na estrutura organizacional, é capaz de contribuir para o alcance dos objetivos, mas para que isso aconteça precisa encontrar condições favoráveis para sua identificação e envolvimento com os mesmos e que sua contribuição seja reconhecida não só por recompensas materiais, mas principalmente psicológicas que elevem sua auto-estima e estimulem o desenvolvimento de suas potencialidades e de seu livre pensar.

O líder integrador respeita o indivíduo como indivíduo, integra as pessoas no grupo, encoraja a troca de feedback, o autoconhecimento, o uso da intuição como complemento da lógica, procura compatibilizar tanto quanto possível os objetivos da instituição com os objetivos do individuo de forma ética. Valoriza as diferentes opiniões, a participação, busca a solução de problemas através da cooperação e participação do grupo.

A liderança integradora utiliza pouca energia para exercer atos influenciais, uma vez que atua por emulação, identificação, exemplo, absorvidos voluntariamente pelo liderado, eliminando assim a necessidade de controle do líder. A ausência de controle tende a facilitar e a estimular a elevação do nível de envolvimento do liderado.

A qualidade relacional entre líder e liderados poderá ser baixa quando a duração dos efeitos do ato influencial for curta e o grau de resistência do liderado for alto. Isso equivale a dizer que a eficácia será baixa, obrigando o líder a repetir o ato influencial cada vez que pretender obter uma determinada reação.

One thought on “A Liderança Integradora

Deixe uma resposta